top of page

Como funciona a ENERGIA SOLAR?

Casa2.jpeg

O que é ENERGIA SOLAR?

Energia Solar ou Energia Fotovoltaica é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia


Após a luz do sol ser captada pelos painéis solares (responsável por captar a energia solar e iniciar o processo de transformação em energia elétrica), a energia é “transportada” até o inversor solar. O mesmo converte a energia gerada pelos painéis para a nossa rede elétrica. A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e pode ser usada por utensílios e equipamentos elétricos, para TVs, aparelhos de Som, computadores, lâmpadas, motores elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.


Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável, limpa e sustentável.


O sistema solar fotovoltaico é composto por:

  • Painéis solares;

  • Inversor solar;

  • Sistema de fixação das placas solares;

  • Cabeamentos;

  • Conectores;

  • Outros materiais elétricos padrões.

 

Após o projeto, autorizações, vistorias e a instalação do seu sistema de energia solar, o seu relógio de luz antigo será substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo e é injetada na rede da distribuidora. Se injetar mais na rede do que consumiu, você terá créditos de energia, garantindo mais economia na sua conta de luz. A energia solar que vai para a rede vira créditos de energia. Os Créditos de Energia podem ser consumidos nos próximos 60 meses. 


Como fica a conta de luz após a instalação do sistema solar?
Após a instalação do sistema fotovoltaico adequado ao seu consumo sua conta de energia terá uma redução de até 95%. A mesma terá a cobrança da taxa mínima que consiste na soma dos custos operacionais e a taxa de iluminação pública também conhecido por CIP – Contribuição De Iluminação Pública – é uma taxa estipulada e cobrada pelo município. Tem a destinação vinculada para cobrir custos de serviços de iluminação pública. Mesmo pagando essas duas taxas é claro que compensa muito instalar e produzir sua própria energia sim!


Como faço para saber o valor do meu sistema?
O cálculo para saber o valor do seu projeto e quantidade de placas a serem instaladas precisamos saber de alguns detalhes que se encontra na sua conta de energia elétrica. Seu consumo em kwh/mês, o tipo de padrão (monofásico, bifásico ou trifásico) e qual é o tipo de estrutura (telhado) que iremos utilizar para a instalação dos módulos fotovoltaicos.                                  

              

Vamos realizar um orçamento sem compromisso? Nos mande uma mensagem clicando aqui ou entrando em contato através dos números abaixo que em breve um profissional entrará em contato.

Estamos esperando por você! 

bottom of page